Semana da Leitura - LER É UMA FESTA!


Na semana de 17  a 21 de março, todas as turmas do Agrupamento de Escolas de Vimioso celebraram a Língua Portuguesa na Semana da Leitura, redescobrindo a Biblioteca Escolar, lendo por prazer, lendo para aprender, em vários suportes, em todos os contextos e com toda a gente.


A Biblioteca Escolar promoveu diversas atividades e envolvimento de toda a comunidade educativa, onde todos os ciclos participaram na abordagem de temáticas transversais iniciativas ligadas à leitura, à escrita e à fala, em Língua Portuguesa.

No corredor de acesso à Biblioteca Escolar esteve patente a exposição “Os 20 +da Literatura Portuguesa” e trabalhos efetuados pelos alunos de 3º ciclo.

Foram diversas as atividades de exploração de obras selecionadas do Plano Nacional de Leitura, declamação de poesia e representações destinadas aos alunos da Pré e 1º ciclo: “O Sonho de Mariana”,“ O Ratinho de Marinheiro”,” A História da Pequena Estrela”, “Branca Flor, o Príncipe e o Diabo”, “A História da Pequena Estrela”, “A Que sabe a Lua”, O Espantalho Enamorado e a Leitura Partilhada de Os Lusíadas, pelos alunos de 9º A.

Os alunos de 8ºAno selecionaram poemas de autores Portugueses e levaram a “Poesia ambulante” à comunidade local distribuindo essa poesia à hora do café em Vimioso e Argozelo. Uma forma de interação e partilha desta semana da leitura.

No dia 21 de Março, pelas 16.00h, no Auditório do Agrupamento fez-se a cerimónia de encerramento da Semana da Leitura com a Presença da Direção, Presidente do Conselho Geral, Coordenadora Interconcelhia da RBE, Dra. Maria do Rosário, Equipa da BE, professores, alunos de 9º Anos e representantes da comunidade escolar.

O Diretor dirigiu uma mensagem final a todos os presentes regozijando-se pela forma participativa e colaborativa da comunidade escolar.

Está a decorrer o Concurso «Ler é uma Festa”, uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, enquadra-se na 8ª Edição da Semana da Leitura. Os trabalhos elaborados pelos alunos ao longo deste período irão ser selecionados para participar este concurso da RBE.

O Professor Bibliotecário
Francisco China

Comentários

Mensagens populares deste blogue

16º CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - FASE INTERMUNICIPAL

XVIº CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - FINAL NACIONAL

Halloween na Biblioteca